Celebrações dos 75 anos do Escutismo Católico na Arquidiocese de Évora

09-08-2011 11:53

No dia 10 de julho de 2011 a F.N.A. - Núcleo de Alcáçovas e da Sé de Évora (RÉvr) estiveram presentes, por convite do CNE, Junta Regional de Évora, nas celebrações dos 75 anos do escutismo da mesma região.

 

Após concentração, realizou-se uma Eucaristia na Igreja de S. Francisco em Évora, presidida por S. Exª Reverendíssima D. José Alves, arcebispo local.

 

A mesma Igreja onde em 1936 foram feitas as primeiras promessas escutistas do C.N.E. desta Região.

 

A Igreja esteve cheia de escuteiros de todos os Agrupamentos da Região e de dois Núcleos da F.N.A. da mesma região, Sé de Évora e Alcáçovas, estiveram também representantes das J.R. do Algarve e J.R. de Beja onde a celebração eucarística foi animada por escuteiros, que é próprio deste tipo de festa.

 

Após Eucaristia, fomos em parada até ao túmulo de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, chamado carinhosamente entre os escuteiros por “Pai do escutismo na Arquidiocese de Évora” homenageá-lo depositando uma coroa de flores.

 

Realizou-se um grande pic-nic com os alimentos partilhados por todos os presentes em grande convívio escutista e de amizade.

 

As Secções, após almoço, estiveram em actividades.

 

A cerimónia deste evento foi encerrada numa grande homenagem a Baden-Powell. na Praça de B-P. em Évora, com descerramento de uma pequena placa de granito na base do monumento aí existente.