Sobre nós

Fundá-mos o nosso Núcleo com 5 elementos a 19 de Junho de 2011

Presidente: Luís Branco
Vice Presidente: Ana Joaquina Cebola
Secretária de Relações Públicas:
Secretário de Manutenção: Bruno Cebola 
Assistente: Abraão Ndeufekelwa Mwaikafana

Que Associação é esta?

É uma organização para adultos. Com base nos ideais Escuteiro/Guia e a sua finalidade essencial é:
 
   - para ajudar os seus membros a manter os valores aprendidos nos movimentos
     que passaram enquanto jovens, 
 
   - para prestar serviço dentro das suas comunidades, 
 
   - para incentivar o desenvolvimento pessoal contínuo e,
 
   - para apoiar o Escutismo e Guidismo a um nível mundial, nacional e local.

História do Núcleo

Começar por ler o artigo: "APÓS 1 ANO DE ATIVIDADE"

 

19 de Junho de 2012, é o primeiro aniversário do núcleo de Alcáçovas.

Podemos fazer um balanço positivo para este primeiro ano.

Participa-mos nas Jornadas FNA 2011, Celebrações dos 75 anos do escutismo católico na arquidiocese de Évora, formação de voluntariado pelo B.L.V. da C. M. de Viana do Alentejo, Limpar Viana do Alentejo, Banco Alimentar (Recolha de alimentos em mercearias das Alcáçovas e a participar na campanha “Papel por Alimentos”), ativamente nas procissões paroquiais e numa eucaristia mensal.

Arranjámos uma parceria ativa com a Associação Terra Mãe - Lar e Centro de Acolhimento para Crianças e Jovens de Alcáçovas, no qual estamos a participar em conjunto na campanha “Papel por Alimentos” do Banco Alimentar. Temos, também, um projeto de acolhimento por um fim-de-semana de acampamento em Viana do Alentejo com crianças mal tratadas de todo o país (dois elementos por distrito nacional) incluído na festa organizada pela Câmara Municipal, “AbanaViana”.

Estas férias de verão vamos participar em conjunto com a Junta de Freguesia de Alcáçovas e todas as restantes associações de Alcáçovas no “Alcáçovas Summer”, projeto de tempos livres para crianças da faixa etária dos 6 aos 16 anos distribuído por três quinzenas com 30 participantes cada. Organizámos uma oficina de "nós e construções" que se irá realizar numa tarde de cada quinzena.

Criámos o nosso site, correio electrónico, Facebook e localização no Google Maps (basta escrever “fna núcleo alcáçovas”).

Neste momento não estamos com vontade de parar, desejamos viver muitos mais anos.

Estamos de parabéns.

Fraternidade Nuno Álvares

 

Denominação

A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) é uma Associação privada de fiéis, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que deixaram o activo naquela Associação.

Fins

A FNA tem por Fins:

  • estreitar os laços de AMIZADE que unem todos quantos militaram no activo do CNE, sendo elo de ligação de todos os que se mantenham fiéis à Lei e aos Princípios do Escutismo Católico;
  • constituir uma forte falange de APOIO ao CNE, na medida das possibilidades da Associação e de cada um dos seus Associados;
  • possibilitar a PARTICIPAÇÃO dos Associados em manifestações escutistas, desde que não haja inconveniente para a FNA e para o CNE;
  • permitir a partilha entre a EXPERIÊNCIA do passado e as realizações do presente, pelo desenvolvimento das relações entre os antigos e actuais Escuteiros no activo;
  • manter vivo, nos seus Associados, o Espírito Escutista, nomeadamente na vivência da FÉ e humanismo Cristão, na atitude de SERVIÇO voluntário ao próximo, nomeadamente na Paróquia, na partilha fraterna MUNDIAL, com os outros irmãos Escuteiros e Guias, e na protecção da NATUREZA.

Opção Católica

A FNA afirma-se como Movimento da Igreja Católica e está ciente da responsabilidade que lhe advém desse facto, nomeadamente enquanto Associação privada de fiéis.

Independência

A FNA é independente de qualquer ideologia política ou partidária e do poder constituído.

Escutismo Adulto Mundial

A FNA é membro de pleno direito da ISGF/AISG - International Scout and Guide Fellowship / Amitié Internationale Scoute et Guide – a Fraternidade Mundial de Escuteiros e Guias Adultos, com expressa aceitação dos seus Estatutos e Regulamentos.